Gerência de Produtos Controlados da ANVIISA informa que haverá alteração no
procedimento de finalização de inventário no Sistema Nacional de Gerenciamento
de Produtos Controlados. Esclarecemos que as justificativas para as
finalizações de inventários definidas como “ajuste de inventário”
passarão a ser exigidas de forma obrigatória em campo adicional no sistema
SNGPC.
Atualmente,
a funcionalidade “Finalizar o inventário” pode ser utilizada nos
seguintes casos (motivos de finalização): para ajuste, troca
de Responsável Técnico (RT), baixa de responsabilidade técnica,
encerramento de atividade com controlados ou por determinação da autoridade
sanitária. Estas regras permanecerão no sistema, entretanto, exclusivamente nos
casos de “ajuste de inventário”, um campo será incluído para a
descrição do motivo da operação. O RT deverá preencher este campo com a
justificativa detalhada (limite de até 1000 caracteres) para a finalização do
inventário, esclarecendo se o motivo do ajuste foi, por exemplo, por
erro ao registrar os marcadores correspondentes aos produtos ou se trata de
erros de digitação identificados após a validação do inventário
inicial, (lote, número de registro do medicamento, etc), dentre
outros.
rastreabilidade, fortalecendo assim, o monitoramento dos produtos.
esta ferramenta será implementada no SNGPC, e portanto, as finalizações de
inventário por motivo de ajuste realizadas a partir desta data deverão,
obrigatoriamente, possuir o campo JUSTIFICATIVA preenchido. Finalizações por
motivo de ajuste com o campo da justificativa em branco não serão aceitas pela
SNGPC.
SNGPC. Solicitamos, por gentileza, que divulguem também aos farmacêuticos
de farmácias e drogarias privadas presentes em seus contatos.
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